Qual o processo para abrir uma empresa? Vamos ver aqui!

Abrir uma empresa significa que você está pronto para formalizar suas atividades comerciais. Mas antes desta formalização, você precisa entender como funciona todo o processo e tomar algumas decisões importantes.

Essas decisões abrangem pontos cruciais como o formato jurídico e o regime tributário que a sua empresa estará sujeito para prestar contas ao governo. Após decidir sobre isso, quatro etapas precisam ser colocadas em práticas e sua contabilidade precisa estar de acordo com que a lei exige. Quais são esses 4 pontos? Como a contabilidade estará de acordo com as leis? Iremos ver tudo isso logo abaixo!



O serviço contábil bem estruturado

Começando pelo tema mais simples e extremamente importante, se faz necessário que todo o serviço contábil esteja bem estruturado. Este serviço bem consolidado facilitara na hora da abertura da sua empresa evitando o desperdício de tempo com documentos desnecessários e desperdício de dinheiro com multas por atraso.

Para ter um serviço de qualidade seria interessante buscar um escritório de contabilidade que seja de sua total confiança. O prestador de serviços precisa estar alinhado com as suas expectativas e objetivos empresariais.

Além disso, dar agilidade a todo o processo de abertura faz com que suas atividades sejam reguladas rapidamente e, por consequência, você estará mais apto a oferecer melhores serviços ao mercado.

Portanto, escolha de maneira sensata o prestador de serviço. Ele poderá ser de grande ajuda a você não somente na abertura da empresa, como também nas questões tributárias futuras que o seu negócio precisará estar regulamentado.


As etapas para a abertura da empresa

Como foi dito anteriormente, existem 4 etapas que precisam ser cumpridas de maneira correta para a abertura da empresa. Essas etapas, caso sejam feitas de maneira errada, podem gerar atraso no processo ou até mesmo o pagamento de multas. As 4 etapas são:


· Registro na Junta Comercial: Uma casa precisa de uma escritura para poder estar regulamentada. Já um negócio precisa de um registro na junta comercial para estar totalmente legal junto as exigências do governo. Para estar devidamente regulamentado, o empresário precisa apresentar um contrato social (no caso de uma LTDA), um requerimento do próprio para a abertura da empresa, cópia dos principais documentos do empreendedor (e dos seus sócios se existirem) e além de alguns documentos específicos de cada junta comercial

· Adquirir o CNPJ: O cadastro de pessoa jurídica (CNPJ) tem o papel de ser a “identidade” da sua empresa. Ter um CNPJ é obrigatório para a abertura e seu requerimento pode ser feito no sistema da secretaria da receita federal. Depois de conseguir o CNPJ, o empreendedor poderá escolher o setor e as atividades econômicas que o negócio ira exercer.

· Inscrição Municipal: A inscrição municipal significa identificar uma empresa e autoriza-la a funcionar em um determinado município. Para emitir notas fiscais, é obrigatório ter a inscrição municipal regulamentada. Na maioria dos municípios, a inscrição municipal é realizada automaticamente após o registro na junta comercial.

· Inscrição Estadual: Empresas comerciais, industriais e de serviço que fornecem mercadorias precisam ter inscrição estadual. Algumas atividades necessitam obrigatoriamente a ter uma inscrição estadual para realizar suas atividades. Por isso, é muito importante se informar com o seu contador para saber se a atividade da sua empresa precisará da inscrição estadual.

Agora que nós falamos das 4 etapas sobre a abertura de uma empresa, fica fácil e simples você entender todo o processo. Para construir todo um processo correto e ágil, facilitando assim as atividades econômicas da empresa, é preciso que o contador responsável seja eficiente e de total confiança para com as expectativas da abertura.

Para tanto, sugerimos que você tenha atenção e busque sempre saber quais são as principais medidas e práticas que fazem um contador ser bem eficiente e prestativo. Este contador deverá ter total conhecimento sobre a área e ser cordial para com os seus problemas. Esteja sempre atento e faça as escolhas corretas para não haver equívocos no futuro!

0 visualização

(34) 3225-2900 | Rua José Antônio Teodoro, 148. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG · CEP 38400-772