Qual é a importância da contabilidade para a sua empresa? Entenda aqui!



A contabilidade da sua empresa é de extrema importância para entender o resultado que ela entrega. Sem este modelo organizacional, dificilmente você teria algum parâmetro para medir a eficiência da sua empresa frente ao mercado.

Mas é preciso entender que a contabilidade não é tão complexa quanto parece. Para ter eficiência com este modelo, visando cumprir suas obrigações fiscais e financeiras, podemos terceirizar este serviço para mantermos a qualidade do processo. Logo abaixo entenderemos melhor o que é a contabilidade, a importância deste processo e como implanta-lo de maneira correta.


O que é contabilidade?

A contabilidade nada mais é que um processo que visa a organização das informações financeiras e fiscais da empresa. Com essas informações bem organizadas, e com modelos contábeis bem estruturados, teremos acesso a todos os resultados que um negócio pode entregar.

Com este processo bem implementado e um modelo bem descritivo, será possível analisar quais medidas devem ser mantidas e quais precisam ser tomadas para que a empresa possa entregar um resultado positivo e satisfatório para os gestores.

Munidos destas informações, os gestores responsáveis têm grandes referências para lidar com problemas futuros e buscam, a todo momento, otimizar a tomada de decisão superando prováveis problemas que possam surgir.


A importância da contabilidade

Antes de mais nada, é importante lembrar que todas as empresas, com a exceção do MEI, são obrigadas a ter o serviço de contabilidade em suas empresas. Sem este serviço, as empresas correm o sério risco de serem fiscalizadas e, evidentemente, multadas ou até mesmo fechadas por algum tipo de fraude fiscal que possa ocorrer.

A partir dessas informações, veremos 7 pontos cruciais que mostram a importância da contabilidade:

· Fluxo de Caixa: A contabilidade bem estruturada fornece informações financeiras de entrada e saída de valores. Com isso, os administradores sabem se poderão exercer suas obrigações financeiras.

· Tranquilidade: Com este serviço atualizado, haverá uma maior tranquilidade em relação a fiscalização de tributos por parte das esferas federais, estaduais e municipais

· Informações e Relatórios atualizados: Quando os gestores necessitarem de informações e relatórios para a tomada de decisão, terão informações corretas e relatórios atualizados que mostram a verdadeira situação da empresa.

· Crédito: Caso precise solicitar empréstimos e financiamentos a instituições financeiras, a contabilidade em dia pode ser um fator favorável para conseguir tal crédito.

· Relatórios Transparentes: Como existe modelos contábeis de mesma estrutura, haverá uma grande transparência nos relatórios e, obviamente, isso gera uma confiança muito grande para com investidores futuros.

· Segurança: Como os modelos são transparentes, existem uma total segurança sobre as informações que são fornecidas aos administradores, colaboradores e futuros investidores da empresa.

· Tomada de Decisão: Decisões importantes no âmbito de negócios são tomadas de acordo com várias informações financeiras relevantes. Portanto, contar um com serviço de contabilidade de ótima de qualidade é fundamental para as tomadas de decisões futuras da companhia.


Como implementar uma contabilidade eficiente?

Entendido a importância da contabilidade para as suas atividades empresarias, vamos agora buscar saber melhor como implementar um modelo contábil eficiente que possa satisfazer todos os 7 pontos anteriores.

Para isso, existem 2 alternativas interessantes que você pode buscar:

1. A contabilidade dentro da empresa: Um modelo extremamente interessante é colocar todo o departamento de contabilidade dentro das dependências da empresa. Para fazer isso de maneira correta, é recomendado você buscar bons profissionais alinhados com a cultura organizacional da empresa e construir toda a estrutura para que essa equipe possa exercer um ótimo serviço que esteja de acordo com os objetivos empresariais. No entanto, essa medida é recomendada somente para empresas que possuem um capital muito grande de investimento e empresas de grande porte que precisam de uma grande agilidade nos processos contábeis. Fica a critério dos gestores da empresa a tomada de decisão.

2. Terceirização da contabilidade: Já este modelo que iremos abordar é um modelo mais prático e simples. Com ele você pode terceirizar toda a equipe contábil e ter informações corretas e simplificadas sem precisar se preocupar com a construção da estrutura ou com o alinhamento da equipe com a cultura da organização. Para empresas que ainda não possuem um capital considerável para investir em todo este processo, a terceirização é mais do que recomendada pois, poupa tempo e dinheiro da companhia.

Após todo este conteúdo, fica evidente que os serviços contábeis são de extrema importância para todo e qualquer negócio. Ele auxilia na organização e na tomada de decisão que estejam alinhados com os objetivos da organização. Com as informações bem estruturadas e um processo bem implementado, a empresa caminhara para atingir os melhores resultados possíveis dentro do mercado.

1 visualização

(34) 3225-2900 | Rua José Antônio Teodoro, 148. Bairro Aparecida. Uberlândia-MG · CEP 38400-772