top of page

Conheça os principais tipos de investimento

Aprender a investir bem o seu dinheiro é o primeiro passo para atingir a desejada liberdade financeira. Deixar todo o seu patrimônio acumulado na poupança, que rende muito pouco, é com toda certeza um erro para quem busca ter tempo para viver melhor.

Para tanto, é necessário que você saiba como funciona o mundo dos investimentos. Vamos mostrar quais são os tipos de investimentos que tem o maior potencial para ajudar você nessa caminhada.

Ficou curioso? Então continue com a leitura e descubra como mudar a sua vida financeira!



Definição de investimento

Um investimento nada mais é do que a aplicação de capital (dinheiro) esperando que ele seja valorizado com o tempo. Essa valorização é conhecida como rendimento. Os investimentos se dividem de duas maneiras: renda fixa e renda variável. Dentre eles, há vários que você precisa entender. Espera-se que você conheça um pouco mais sobre esses investimentos e defina àqueles que mais se encaixam com o seu propósito.

Renda fixa e renda variável

A renda fixa é um tipo de investimento com o rendimento pré-estipulado, ou seja, você já sabe o quanto vai ganhar antes mesmo de receber o seu dinheiro de volta. Esse dinheiro voltará acrescido de um valor prefixado por alguma taxa (poder ser a taxa de juros ou a inflação). A data do retorno desse capital também já é pré-estabelecida no dia que você fizer o investimento.

Já na renda variável não há certeza de nada. O rendimento do seu investimento depende de como ele vai desempenhar durante todo o período pois, o mesmo será usado para melhorar algum setor da economia. Não podemos dizer quanto você vai ganhar e quando você poderá resgatar esse dinheiro.

Algumas vezes, caso o investimento não tenha uma boa performance, você perderá capital. Mas porque alguém investiria seu dinheiro em renda variável então? Por causa do alto rendimento. Investimentos em renda variável são superiores aos da renda fixa. Vale ressaltar que o investimento em renda variável deve ser feito com muita cautela.

Tipos de investimentos em renda fixa

A renda fixa possui vários tipos de investimentos. Logo abaixo será mostrado os dois que são mais usados:

· Tesouro Direto: O tesouro direto é o mais conhecido. Ele consiste na compra de um título público (emitido pelo governo) que se propõe a devolver o seu capital rentabilizado a uma taxa pré-estabelecida. É com certeza um investimento seguro;

· CDB: O certificado de depósito bancário (cdb) é semelhante ao tesouro direto pois, ele também é um título, porém, a emissão desse título é feita por um banco e representa a “dívida” que ele terá com você. É um ótimo investimento com uma ótima rentabilidade e muito seguro.

Tipos de investimentos em renda variável

Há vários investimentos na renda variável. Como existem tantas opções, os mais conhecidos serão mostrados logo abaixo:

· FII: Os fundos imobiliários (fii) são investimentos feitos no setor imobiliário nacional e representa a aquisição de um imóvel ou um conjunto de imóveis. Por meio do seu investimento você pode ser proprietário de parte desses imóveis e rentabilizar o seu capital quando houver uma valorização no mercado imobiliário. Porém, caso haja uma desvalorização, você estará sujeito a perder capital;

· Ações: O mercado de ações se assemelha muito aos fundos imobiliários, porém, em vez de fazer investimentos em imóveis, você estará investindo em empresas. Assim como nos fii, se esta empresa (ou conjunto de empresas) se valorizar, você ganhará dinheiro, caso contrário, haverá uma perda do mesmo.

Agora que tipo de perfil é o seu como investidor? Você precisa entender melhor as suas necessidades para responder essa questão. Sugerimos que você busque informações com um assessor de investimentos. Um assessor é um profissional da área, que está capacitado para te orientar e te entregar o melhor conteúdo de acordo com as suas necessidades especificas.

5 visualizações0 comentário
bottom of page