Atualmente, quando se trata de comunicação, pensamos rapidamente no aplicativo do WhatsApp. Este aplicativo tem uma facilidade muito grande para mexer e enviar mensagens de maneira instantânea para qualquer pessoa.
O que a maioria das pessoas de negócio não sabem é que tal ferramenta tem um serviço especialmente voltada para os empresários em geral: WhatsApp business. Esse serviço visa a facilidade na comunicação entre empresa e clientes e com isso, se torna uma ferramenta essencial para o crescimento dos negócios.
Agora, como utilizar este aplicativo? Ele realmente pode melhorar a comunicação com os clientes? Qual a sua importância para os negócios? Neste artigo iremos responder todas essas questões de uma maneira bem simples.
A configuração do aplicativo
Para utilizar o aplicativo se faz necessário uma configuração correta e bem simples de fazer. Mas antes de qualquer coisa, é preciso que você faça o download do aplicativo para um dispositivo mobile. Este app está disponível para celulares do sistema android e IOS e pode ser baixado de maneira gratuita.
Logo após o download, vamos configurar o app de maneira correta. Para isso, se faz necessário ter um número de telefone. Se o telefone for fixo, você receberá uma mensagem com o código de verificação. Caso seja um número de telefone móvel, será enviado ao aparelho um código via SMS.
Após a validação do número, iremos configurar o perfil da empresa. Para tanto, iremos preencher 3 requisitos dentro do aplicativo:
· Nome da Empresa: Colocaremos o nome da empresa neste campo. O nome só poderá ser cadastrado uma vez, portanto, atenção. O nome poderá ser colocado todo em letras maiúsculas (caixa alta).
· Descrição da Empresa: A descrição pode ser feita como um resumo bem definido da atividade que a empresa exerce no mercado ou simplesmente uma mensagem aos seus clientes.
· Foto do Perfil: A foto que colocada será vista por todos os clientes. Recomendamos colocar uma foto ou uma logomarca que esteja de acordo com as atividades empresárias do seu negócio.
Principais ferramentas do aplicativo
Depois de estar devidamente configurado, é hora de entendermos as principais ferramentas e funcionalidades do app. Basicamente, existem 3 funções que são extremamente uteis que ajudarão muito na comunicação com os seus clientes:
· Mensagem de Saudação: Tem como objetivo deixar cadastrado uma mensagem para dar boas-vindas a novos clientes. Essa funcionalidade é extremamente útil, pois não deixa seu novo cliente a espera de uma mensagem e, ao mesmo tempo, mostra consideração para com a atenção que o cliente tem para com a sua empresa.
· Mensagem de Ausência: Mensagens de ausência são importantes para deixar configuradas automaticamente no momento que a empresa não estiver em funcionamento. Com isso, o cliente não fica a espera e sabe que a empresa não está em funcionamento naquele momento e por qual motivo.
· Respostas Rápidas: Provavelmente essa é a principal funcionalidade do aplicativo. Com ela você pode enviar mensagens rápidas, através de atalhos, que visam responder as dúvidas dos clientes de maneira clara e objetiva. Em vista disso, há uma maior facilidade e uma grande agilidade nas respostas e eficiência no atendimento aos clientes.
A importância do WhatsApp business para sua empresa
Após entender como configurar o aplicativo e suas funcionalidades, fica muito claro entender a importância deste app para seus negócios. Com ele bem ajustado, você ganha uma maior eficiência na comunicação com clientes novos e antigos. Essa comunicação mais eficiente pode proporcionar um ganho maior para sua empresa.
Ao longo do tempo, essa eficiência e clareza na comunicação é muito importante. Pode alavancar novos negócios e futuramente, gerar oportunidade para o aumento do faturamento da companhia. Uma empresa que se preocupa com a velocidade que consegue responder seus clientes, tem a sua marca valorizada pelo mercado.
Finalizando todo este assunto, é inegável que a melhoria na comunicação de qualquer empreendimento se torna essencial ao logo do tempo para a melhoria do faturamento dos negócios.
Uma comunicação clara, objetiva que visa dar uma resposta coerente aos seus novos e antigos clientes faz com que a imagem da empresa cresça de maneira substancial. Esse crescimento pode proporcionar grandes oportunidades de melhoria da marca e consequentemente, uma maior participação no mercado em que atua.
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