top of page

A importância da gestão financeira para o seu negócio!

Todo e qualquer negócio, para ser bem-sucedido, necessita ser muito bem gerenciado. Um gerenciamento feito de qualquer maneira poderá levar a empresa a situações complicadas ou até mesmo o fechamento do negócio. Para que isto não ocorra, se faz necessário uma gestão eficiente dos recursos financeiros da empresa.

A gestão financeira bem implementada pode entregar ótimos resultados aos negócios e, consequentemente, elevar o faturamento e os rendimentos da companhia. Agora, o que seria exatamente uma gestão financeira? Ela é tão importante assim? Hoje nós iremos nos informar sobre este assunto para melhorar o desempenho dos seus negócios!



O que é gestão financeira

Antes de explicar a importância deste processo para a sua empresa, vamos entender exatamente o conceito de gestão financeira. Essa gestão consiste em planejar e controlar o uso dos recursos da companhia buscando a otimização dos resultados empresariais como um todo.

Para isso, ela se envolve em todos os setores da empresa, desde o setor comercial até o setor de recursos humanos fazendo com que exista uma integração com todos esses setores para com o setor financeiro da empresa. Logicamente, que este processo precisa estar bem integrado para gerar ótimos resultados.

Caso a integração deste processo não esteja bem executada, você terá uma gestão deficitária, gerando ineficiência em todos os setores. A falta de um processo de gestão financeira bem elaborado pode comprometer o futuro dos negócios diante de um mercado cada vez mais competitivo.

A importância de uma gestão financeira adequada

Como foi dito anteriormente, o mercado está cada vez mais competitivo nos tempos atuais. Com isso, se faz necessário uma gestão bem implementada para gerenciar os recursos de maneira otimizada.

Essa gestão será feita com base em um processo organizacional bem construído de acordo com as necessidades e objetivos do empreendimento. Para a implementação deste processo organizacional, há 5 pontos a serem considerados:

· Planejamento

· Direção

· Comunicação

· Controle

· Avaliação

Todo este processo precisa estar muito bem integrado em todos os setores da organização. Caso contrário, todo o trabalho para colocar este processo não irá conseguir gerar bons resultados e poderá gerar custos desnecessários.

Com este processo implementado, a gestão financeira terá obrigações a serem realizadas. Essas obrigações se tornam suas principais funções dentro da organização e são constituídos por 5 principais pontos:

· Planejamento e análise financeira

· Aplicação dos recursos financeiros

· Controle sobre contas a pagar e a receber

· Análise de credito e cobrança

· Gestão correta do fluxo de caixa


Implementação da gestão financeira

Após colocar o processo organizacional em pratica, poderemos enfim, implementar a gestão financeira de maneira eficiente. Todo este processo servirá como base para organizar todas as informações colhidas na companhia e usa-las para otimizar a empresa como um todo.

Dito isso, para colocarmos em prática todo o planejamento e execução da gestão financeira destacamos 5 praticas extremamente comuns, que são implementadas nas melhores gestões. Essas práticas consistem em:

· Mapeamento de custos

· Planejamento minucioso das finanças

· Gestão detalhada do fluxo de caixa

· Controle internos com periodicidade

· Automação dos processos administrativos

Lembrando que estas práticas não são limitadoras da gestão. Toda e qualquer companhia precisa entender a fundo seus processos em todos os setores e determinar objetivos bem claros e concisos para com uma gestão solida e responsável dos recursos da organização.

Acreditamos que ficou muito claro sobre o que é uma gestão financeira e a sua importância para o futuro dos negócios. Podemos dizer também que a implementação correta e eficiente deste processo ficou bem esclarecido para com os seus objetivos. É evidente que existem termos e fundamentos que foram apresentados aqui que precisam ser estudados mais a fundo para haver uma compreensão melhor sobre o tema.

No Entanto, nosso proposito foi de apresentar um conceito importante de maneira que fique bem entendido para você. Esperamos que, a partir deste artigo, você possa se interessar sobre o assunto e busque ter um maior conhecimento e entendimento sobre todo o processo aqui apresentado.

9 visualizações0 comentário
bottom of page